Assinar Documentos do Diploma Digital

• SISTEMA(S): RAPSign
  • PERFIL(S): grupo de pessoas (eCPF)

O grupo de pessoas (eCPFs) que assinam os documentos do diploma digital é configurável para cada instituição, exceto pela assinatura da própria instituição que não é alterada (eCNPJ). Na UFPB, as pessoas responsáveis pelas assinaturas são:

• Responsável pela UFPB - Reitor(a);
  • Responsável pela unidade da graduação - Pró-Reitor(a) de graduação;
  • Responsável pela unidade de diploma - Subcoordenador(a) de registro de diploma;

Cada responsável deve ter o seu certificado digital eCPF. A instituição envia para a RNP as informações de cada pessoa responsável por assinar, o(s) documento(s) que assina(m) e seu respectivo certificado digital.

Para assinar um documento no sistema de assinaturas do diploma digital, faz-se necessário conectar o token criptográfico no computador e autenticar na aplicação utilizando a senha do token. Caso o certificado não apareça na lista, é devido que o token não foi configurado no computador. A configuração do token no computador é definida por cada Autoridade Certificadora. O usuário apenas conseguirá se autenticar com o certificado no sistema se apresentar corretamente a senha do token e o certificado esteja configurado para assinar os documentos do diploma digital.

O responsável por assinar deverá então:

1. Logar no sistema utilizando o certificado digital.
  2. Selecionar o tipo de documento correto (Documentação Acadêmica, Histórico Escolar Final ou Diploma Digital).
  3. Selecionar o tipo de assinatura se necessário (Arquivamento ou Institucional) de acordo com a ordem de assinaturas de cada documento.
  4. Assinar o documento, com a possibilidade de selecionar vários documentos para assinar.

Página de assinatura de documentos do diploma digital Figura 1 - Página de assinatura de documentos do diploma digital

• Ordem de assinaturas para a Documentação Acadêmica:

1. eCPF Assina Documentação Acadêmica.
    2. eCNPJ (Certificado Institucional) Assina Documentação Acadêmica com assinatura institucional.
    3. eCNPJ (Certificado Institucional) Assina Documentação Acadêmica com assinatura de arquivamento.
  • Ordem de assinaturas para o Histórico Escolar Digital (Final):

1. eCPF Assina Histórico Escolar Digital.
    2. eCNPJ (Certificado Institucional) Assina Histórico Escolar Digital com assinatura de arquivamento.
  • Ordem de assinaturas para o Diploma Digital:

1. eCPF Assina Diploma Digital.
    2. eCNPJ (Certificado Institucional) Assina Diploma Digital com assinatura de arquivamento.
Necessidade de instalação de Extensão no navegador

Existem dois componentes necessários para utilizar a aplicação RAPSign: a extensão e o assistente de assinatura. Ao acessar a aplicação, caso o usuário não possua um desses componentes instalados, a aplicação avisará da necessidade da instalação.