Matricular em Atividades (Trabalho de Conclusão de Curso)

• SISTEMA(S): SIGAA
  • MÓDULO(S): Portal do Coordenador Graduação
  • PERFIL(IS): Coordenador de Curso, Vice-Coordenador de Curso e Secretário de Curso

Os componentes curriculares do tipo ATIVIDADE cuja forma de participação é ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL, tais como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio ou Atividade Especial são cadastradas e configuradas pela PRG. Esse tipo de componente curricular é matriculado, validado e consolidado pelas coordenações de curso de graduação, conforme CAPÍTULO IV da Resolução do CONSEPE Nº 29/2020.

Observações:

• Os componentes curriculares do tipo DISCIPLINA com nome "estágio" ou "TCC", por exemplo, não os qualifica como atividade de fato e não ficam visíveis para os cadastros de matrículas de atividades.
  • Os componentes curriculares do tipo ATIVIDADE com forma de participação ATIVIDADE ESPECIAL COLETIVA também não ficam visíveis para os cadastros de matrículas de atividades.

A matrícula de discentes em atividades é realizada via sistema SIGAA pelo caminho:

• Portal Coord. Graduação → Atividades → Matricular → Buscar Discente → Selecionar Discente → Tipo de Atividade → Trabalho de Conclusão de Curso

AtividadeTCC1.png

Ao escolher o tipo de atividade "Trabalho de Conclusão de Curso" e clicar no botão Buscar Atividades todas a atividades previamente cadastradas são listadas. Escolha a atividade destinada ao discente em questão e clique no ícone da seta verde Selecionar Atividade.

A tela de registro de atividade é carregada.

AtividadeTCC2.png

Na tela de registro de atividade preencha os campos "Ano-período", "Orientador Atual" e "CH Dedicada do Orientador" e clque no botão Próximo Passo para seguir com o cadastro da atividade.

A tela de confirmação é carregada.

AtividadeTCC3.png

Confira os dados e caso esteja tudo certo, entre com a Senha do Usuário e clique e Confirmar.

Caso deseje realizar alguma alteração, Clique no botão Alterar Dados Informados.

Após a confirmação, uma mensagem de sucesso aparecerá.

Banca e Dados de Defesa do TCC

Atualmente, o SIGAA permite o cadastramento de bancas de defesa, assim como o registro de orientação do mesmo e emissão das declarações de participação em bancas. Para isso, faz-se necessário que o discente esteja matriculado em componente curricular do tipo ATIVIDADE e subtipo TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO cuja forma de participação seja ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL. Orientações quanto a prática pedagógica dos currículos devem ser solicitados à Coordenação de Currículos Acadêmicos (CCA)/PRG.

• Para Cadastrar/Alterar Bancas, Emitir Declaração de Participação em Banca, assim como submeter outras informações acerca do TCC do discente matriculado nesse tipo de componente, utilize as operações disponíveis no caminho Portal Coord. Graduação → Atividades → Trabalho de Fim de Curso.
  • Para alteração do título e outros dados do TCC, assim como envio de arquivo de monografia, para o caso de discente concluído, utilize as operações disponíveis no caminho Portal Coord. Graduação → Discente → Trabalho Final de Curso.
  • Para consolidação desse tipo de componente utilize o caminho Portal Coord. Graduação → Atividades → Consolidar.