Solicitar Abertura de Turmas Regulares

• SISTEMA(S): SIGAA
  • MÓDULO(S): Coordenação Graduação
  • PERFIL(IS): Coordenador do Curso

Esta funcionalidade permite ao coordenador de curso solicitar a criação de turmas regulares. O processo de criação das turmas de graduação inicia-se com a solicitação da turma no prazo estipulado pelo Calendário Universitário, pela coordenação do curso, para o período letivo regular subsequente, ao chefe do departamento ou ao diretor da unidade acadêmica especializada responsável pela disciplina. A criação da turma ficará a cargo do chefe de acordo com a disponibilidade. Para realizar essa operação, o usuário deverá acessar abaixo:

• SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Solicitar Abertura de Turmas Regulares

O sistema exibirá a seguinte tela:

sigaa_graduacao_turmas-solicitar_abertura_turmas_regulares-01.png

Para solicitar a criação de uma turma, o usuário deverá realizar a busca de componentes curriculares fornecendo pelo menos um dos critérios listados abaixo:

• Código: Forneça o código do componente curricular para a qual deseja a solicitação;
  • Nome: Informe o nome da disciplina para tal fim;
  • Tipo: Selecione o tipo do componente curricular referente a busca;
  • Unidade Responsável: Selecione a unidade responsável pela busca.

Para dar continuidade a operação, clique em "Buscar". O sistema recarregará a tela da seguinte maneira:

sigaa_graduacao_turmas-solicitar_abertura_turmas_regulares-02.png

Clique no ícone verde com seta ("Selecionar Componente") para selecionar o componente curricular referente a abertura da turma. O sistema exibirá a seguinte tela:

sigaa_graduacao_turmas-solicitar_abertura_turmas_regulares-03.png

O usuário deverá escolher a Forma de Ensino e inserir a quantidade de Vagas para determinados cursos. Para dar prosseguimento a operação, clique em "Submeter Dados da Solicitação".

Na próxima tela, o usuário poderá selecionar os horários aleatoriamente clicando nos espaços em branco que diferem dia e horário de aula. Os horários selecionados deverão ser compatíveis com os créditos/horas do componente.

Preencha todos os requisitos necessários para a formação da grade de horários e clique em "Próximo Passo". O sistema exibirá a seguinte tela:

sigaa_graduacao_turmas-solicitar_abertura_turmas_regulares-04.png

Na tela acima, o usuário deverá confirmar os dados da solicitação. Para confirmar a operação, clique em "Cadastrar Solicitação de Turma". O sistema exibirá a mensagem de sucesso no topo da tela.