Estrutura de Ensino

Aqui você encontra respostas às principais dúvidas sobre as estruturas de ensino da instituição.

Níveis de Ensino

Quais os níveis de ensino existentes na Universidade Federal da Paraíba? Quais os órgãos responsáveis por cada nível de ensino?

Cursos da UFPB

A Universidade Federal da Paraíba tem seu credenciamento regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) conforme atos autorizativos disponíveis na base de dados oficial dos cursos e Instituições de Educação Superior - IES.

Os cursos, caracterizados por nome, grau (bacharelado, licenciatura ou superiores de tecnologia), nivel de ensino, modalidade(presencial ou a distância) e localização, regulamentados pelo MEC, têm a oferta de vagas realizada através de Processos Seletivos.

A regularidade dos cursos e instituições depende da validade dos respectivos atos autorizativos e da tempestividade de protocolo dos processos regulatórios de manutenção da autorização para o funcionamento da instituição e oferta dos cursos.

Os Cursos da UFPB estão disponíveis no portal público do SIGAA pelos níveis de ensino:

Componentes Curriculares

Os componentes curriculares são unidades de estruturação didático-pedagógica do tipo disciplina, módulo ou atividades acadêmicas de orientação individual ou de orientação coletiva. Possuem creditação e carga horária pré-definida, nas estruturas curriculares podem ser Obrigatórios, Flexíveis ou Optativos.

Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas de área, cada componente curricular possui um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) e que se organizam em unidades temáticas.

Um componente curricular é caracterizado por código, nome, tipo, unidade responsável, carga horária, ementa, modalidade de oferta e eventuais pré-requisitos, correquisitos e equivalências.

Na página pública do SIGAA, é possível consultar os componentes curriculares oferecidos aos cursos da UFPB.