Funcionalidades
- Gerenciar Orientações
- Cadastrar Bancas
- Trancar Vínculo
- Cancelar Vínculo
- Retornar Aluno Trancado
- Alterar Dados de Contato da Coordenação
Gerenciar Orientações
Essa funcionalidade permite ao Coordenador de Stricto Sensu, cadastrar, finalizar, alterar e cancelar a orientação de alunos do programa.
Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Gerenciar Orientações"
Para buscar um discente do programa e gerenciar as suas orientações entre no menu Aluno, em seguida clique em Gerenciar Orientações, como indicado na figura abaixo:
Informe os dados de busca. Você pode procurar por matrícula, CPF ou nome do discente, preenchendo um ou mais campos e clicando no botão Buscar, como demonstrado a seguir:
Todos os alunos do programa que preencham os requisitos de busca serão listados. Na tela seguinte será possível tanto visualizar os detalhes da orientação quanto selecionar o discente para gerenciamento.
Clicando em Visualizar detalhes a seguinte tela será exibida, constando os dados do discente e o nome do orientador:
Ao clicar em Selecionar Discente a tela abaixo será exibida. Nessa tela o coordenador pode cadastrar uma nova orientação, alterar, finalizar ou cancelar(excluir) uma orientação já cadastrada.
- A operação Finalizar Orientação demarca o fim do período da orientação que será considerado para a contabilização do relatório de produtividade.
- A operação Cancelar Orientação remove todos os registros da orientação, incluindo aqueles registrados no relatório de produtividade. Esta operação deverá ser utilizada SOMENTE nos casos da orientação ter sido cadastrada errada. A produtividade lançada no relatório do módulo de produção intelectual será CANCELADA.
Clicando em Cadastrar Orientação a seguinte tela será exibida para cadastramento de uma nova orientação:
- Cada discente pode ter um orientador, um segundo orientador(a depender do programa) e vários coorientadores.
- A orientação de um discente é registrada automaticamente no módulo de registro de produções intelectuais e será contabilizada nos relatórios de produtividade do orientador. Para tal, é considerado o período entre o início e o fim da orientação.
O orientador deverá ser escolhido dentre os membros do corpo docente credenciados no programa.
O segundo orientador será um docente ou pesquisador doutor interno ou externo à UFPB, com produção científica complementar à temática interdisciplinar da pesquisa, com a mesma responsabilidade do orientador.
Quanto ao coorientador, este poderá ser um doutor docente do Programa ou de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da UFPB ou de outra Instituição de Ensino Superior (IES), bem como profissional de qualificação e experiência em campo pertinente a proposta do curso, indicado pelo orientador, em comum acordo com o(a) aluno(a), para auxiliá-lo na orientação, com a aprovação do colegiado do programa, de acordo com o artigo 31 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba.
Cadastrar Bancas
Esta funcionalidade permite que o usuário cadastre a banca de qualificação ou de defesa de um discente de pós-graduação Stricto Sensu da Instituição.
Antes de defender a tese/dissertação, o discente deve passar por um exame preliminar de qualificação/pré-banca, que visa avaliar os conhecimentos gerais e específicos do aluno na sua área de pesquisa e afins. Para cadastrar a banca de qualificação ou pré-banca é necessário que o discente esteja matriculado em uma atividade do tipo “Qualificação”, para alunos de doutorado, ou "Pré-banca", para alunos de mestrado. Além disso, não será permitido cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de qualificação ou pré-banca. Dentro do SIGAA o cadastro de pré-bancas segue o fluxo como banca de qualificação.
Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Cadastrar Bancas → Banca de Qualificação"
Já a defesa da Tese/Dissertação consiste na apresentação de seu trabalho final perante uma Banca Examinadora. Para cadastrar a Banca de Defesa, será necessário que o discente esteja matriculado em uma atividade do tipo “Dissertação/Tese”. Além disso, não será permitido cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de Dissertação/Tese.
Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Cadastrar Bancas → Banca de defesa"
A figura abaixo mostra o caminho que deve ser percorrido para cadastro de banca:
Uma vez selecionado o tipo de banca, a tela de busca será exibida. Entre com os dados do discente para localizá-lo e em seguida clique no botão "Buscar".
A lista de alunos que atendam aos critérios de busca será exibida. Nesse momento clique em "Selecionar Discente" para prosseguir ou em "Visualizar Detalhes" para confirmar os dados do aluno. Ambas opções estão indicadas na figura a seguir:
Clicando em "Visualizar Detalhes" será exibida a tela a seguir, com os dados do aluno:
Ao clicar em "Selecionar Discente" tem início o cadastramento propriamente dito. A tela a seguir será exibida e o usuário deverá informar os dados do trabalho. Caso o discente seja aluno de mestrado, o cadastro da pré-banca deve seguir o fluxo de banca de qualificação e em "Atividade Matriculada" deve ser informada a atividade de pré-banca na qual o discente esteja matriculado. O título, o resumo e as palavras chave do trabalho devem ser informados em pelo menos uma língua estrageira, além do original em português.
O fluxo de cadastro é análogo para bancas de qualificação/pré-banca e de defesa, apresentando a mesma sequência de telas e de passos.
A formação da banca de defesa é regulamentada pelo artigo 82º do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba, onde se determina o número de componentes e a função dentro da banca, a titularidade e o vínculo dos mesmos com a instituição.
Entretanto, alguns programas podem optar pela realização de "exame de qualificação" ao invés de banca. Neste caso, a opção "Banca equivale a um exame de qualificação" deve ser selecionada. Ao marcar essa opção, os campos que seriam preenchidos exclusivamente no caso de realização de banca de qualificação serão desabilitados. Uma vez aprovado no exame, o aluno segue no programa da mesma forma como se houvesse sido aprovado em banca.
Preenchidos todos os campos, clique em "Próximo Passo" para prosseguir.
O próximo passo será cadastrar os membros componentes da banca. Para banca de defesa, o presidente e o examinador interno devem ser selecionados a partir do corpo de docentes do programa, sendo a presidência da banca exercida pelo orientador do trabalho, conforme disposto no parágrafo 1º do artigo 82º do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba.
Já o examinador externo ao programa poderá ser escolhido entre os servidores técnico-administrativos ou professores da instituição que não pertençam ao programa de pós graduação, devendo ser portador do título de doutor ou livre docente, tendo o tema do trabalho em questão como área de interesse. Veja abaixo os passos:
Para as bancas de defesa de doutorado é necessário, também, cadastrar um examinador externo à instituição, seguindo as mesmas exigências de qualificação determinadas no artigo 82º do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba. Todavia, observe-se que, de acordo com o Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba, não há exigência de um examinador externo à instituição quando se tratar de banca de defesa de mestrado. Porém, cabe observar o que preconiza o regulamento próprio de cada programa a respeito dessa questão na formação das bancas de defesa. Para dar prosseguimento clique em "Próximo passo".
Para finalizar, uma vez cadastrados todos os participantes da banca, verifique se todas as informações estão corretas e, estando tudo de acordo, clique em "Confirmar" para concluir o cadastramento da banca.
Trancar Vínculo
Será permitido ao(à) aluno(a) regularmente matriculado(a) o trancamento de matrícula em uma ou mais disciplinas e ou atividades acadêmicas, individualizadas, desde que ainda não se tenham integralizado 30% (trinta por cento) das atividades previstas para a disciplina e ou atividade acadêmica, salvo caso especial, a critério do colegiado do programa.
O trancamento de matrícula segue o disposto no Capítulo III / Seção III do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba.
Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Vínculo → Trancar Vínculo"
Para proceder com o trancamento de componentes acesse o portal "Coordenação Stricto" e no menu "Aluno" siga o caminho "Vínculo → Trancar Vínculo", como indicado na figura abaixo:
Em seguida, informe os dados de busca. Você pode procurar por matrícula, CPF ou nome do discente, preenchendo um ou mais campos e clicando no botão Buscar, como demonstrado a seguir:
Todos os alunos do programa que preencham os requisitos de busca serão listados. Na tela seguinte será possível tanto visualizar os detalhes da orientação quanto selecionar o discente para gerenciamento.
Clicando em "Visualizar Detalhes" a tela a seguir será exibida, constando os dados do discente e o nome do orientador:
Ao clicar em "Selecionar Discente" a tela abaixo será exibida:
Informe o período de referência, a data de início e o regime para trancamento, que pode ser trimestral, quadrimestral, semestral ou anual. O campo "Observação" não é de preenchimento obrigatório. Porém, as informações adicionadas a esse campo serão exibidas no histórico do discente.
Clique em "Próximo Passo" para avançar.
Verifique os dados do aluno e os dados para trancamento. Estando tudo correto entre com sua senha no campo indicado e clique no botão "Confirmar" para concluir.
Cancelar Vínculo
Página em construção
Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Vínculo → Cancelar Vínculo"
Art. 58. Admitir-se-á o cancelamento de matrícula, em qualquer tempo, por solicitação do(a) aluno(a), correspondendo à sua desvinculação do programa (Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba).
Para proceder com o cancelamento de vínculo acesse o portal "Coordenação Stricto" e no menu "Aluno" siga o caminho "Vínculo → Cancelar Vínculo", como indicado na figura abaixo:
Em seguida, informe os dados de busca. Você pode procurar por matrícula, CPF ou nome do discente, preenchendo um ou mais campos e clicando no botão "Buscar", como demonstrado a seguir:
Todos os alunos do programa que preencham os requisitos de busca serão listados. Na tela seguinte será possível tanto visualizar os detalhes da orientação quanto selecionar o discente para gerenciamento.
Clicando em "Visualizar Detalhes" a tela a seguir será exibida, constando os dados do discente e o nome do orientador:
Ao clicar em "Selecionar Discente" a tela abaixo será exibida:
Informe o tipo de cancelamento e o ano-período de referência. O campo "Observação" não é de preenchimento obrigatório. Porém, as informações adicionadas a esse campo serão exibidas no histórico do discente.
Clique em "Próximo Passo" para avançar.
Verifique os dados do aluno e estando tudo correto entre com sua senha no campo indicado e clique no botão "Confirmar" para concluir.
Retornar Aluno Trancado
Alterar Dados de Contato da Coordenação
Essa funcionalidade permite ao Coordenador de Stricto Sensu alterar os dados de contato da coordenação do programa.
Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Outros → Alterar Dados de Contato da Coordenação"
Ao acessar essa opção, a tela abaixo será exibida. Nessa tela o coordenador pode cadastrar o endereço da Página oficial da coordenação, o E-mail e o Telefone de contato. A operação é efetivada ao clicar em Confirmar ou é descartada ao clicar em Cancelar.
As informações de contato da coordenação cadastradas são exibidas no portal público do programa no SIGAA.