Movimentar Processo SISTEMA(S): SIPAC MÓDULO(S): Protocolo PERFIL(IS): Cadastrar Documentos, Cadastrar Protocolo, Enviar Protocolo Após criar processo ou adicionar novos documentos ao processo, será possível movimentar o processo para a Unidade de Destino. SIPAC → Módulo Protocolo → Mesa Virtual → Adicionar Novos Documentos → Finalizar → Movimentar processo ou SIPAC → Sistema de protocolos A seguinte tela será exibida pelo sistema: Note que há opção de cadastrar um despacho para o envio do processo clicando no botão verde com sinal de mais. Selecionando essa opção aparecerá a tela para escrita do despacho: Essa operação permite cadastrar um despacho eletrônico para o processo selecionado. Para a realização desse cadastro devem ser informados os seguintes dados: Tipo do Despacho: indica o teor do despacho, podendo ser: Decisório: É aquele que dá solução ao que foi submetido à autoridade e põe termo à questão; Informativo: É aquele de caráter ordinatório ou de mero expediente. Parecer: Favorável ou Desfavorável Público: indica se o despacho será visível por todas unidades onde tramita o processo ou, caso contrário, apenas na sua unidade; Notificar por email: indica se os interessados no processo deveráo ser notificados por email sobre o Despacho; Forma do Despacho: indica se o despacho será informado manualmente ou por via de um arquivo anexado referente a ele. Caso seja o responsável pelo despacho que está sendo cadastrado, o mesmo já será autenticado, caso contrário, o despacho só será possível de ser visualizado após a autenticação eletrônica do servidor responsável no Portal Administrativo -> Protocolo -> Despachos Eletrônicos -> Autenticar. Clicar em Cadastrar, e o despacho aparecerá no processo na subseção Despachos Cadastrados na Unidade, conforme: Selecionar a unidade de destino, tempo de permanência, se é urgente e observações e clicar em Enviar. Com isso, será possível enviar o processo eletrônicamente e as guias de movimentação estarão omitidas, pois não é mais necessário imprimi-las.