Sistema de Cadastro de Eleições

Manual de utilização do Sistema de Cadastro de Eleições

Introdução

O Sistema de Cadastro de Eleições (SCE) é um sistema de apoio ao SIGEleição. Permite ao servidor que é Presidente de Comissão Eleitoral da UFPB, realize o cadastro da Eleição a qual preside. Antes de iniciar o cadastro da eleição é importante ficar atentos aos prazos e termos definidos.

Termos e Condições para Cadastro de Eleição

O cadastro da eleição deverá ser realizado exclusivamente pelo servidor que é Presidente da Comissão Eleitoral.

O prazo para iniciar o cadastro da eleição é de até 72 horas antes do início do pleito, e a publicação deverá ser feita em até 24 horas antes da votação iniciar. Nas 24 horas que antecedem o pleito, não será mais possível realizar alterações nos dados gerais, membros, cargos e candidaturas e/ou nos grupos de eleitores. Eleições que não forem publicadas nesse prazo serão automaticamente canceladas.

O acompanhamento das eleições, após a publicação do cadastro, continuará a ser realizado no SIGEleição (Mais informações sobre o SIGEleição).

Os grupos de eleitores serão formados única e exclusivamente pelos eleitores selecionados pelo presidente, assim, a STI não alterará os eleitores definidos. Os eleitores incluídos em um Grupo de Eleitores de maior prioridade não serão considerados nos grupos de menor prioridade.

O Sistema de Cadastro de Eleições (SCE) deverá ser utilizado unicamente para fins de cadastro da eleição. A gestão de todo pleito deverá ser realizada pelo SIGEleição. Caso a eleição seja auditada, ela só iniciará após a geração da chave de segurança pelo presidente. O arquivo com a chave de segurança deverá ser gerado pelo SIGEleição e a sua guarda é de inteira responsabilidade do presidente. Esse arquivo também será necessário para o encerramento da eleição. Sem ele, o resultado do pleito não poderá ser homologado. Caso o arquivo com a chave de segurança seja perdido ou corrompido, não adianta entrar em contato com a STI, pois não é possível recuperá-lo.

Não abra nem altere o arquivo com a chave de segurança, para não correr o risco de invalidar as chaves contidas dentro dele e consequentemente invalidar a eleição.

Fluxo de cadastro de uma Eleição

O cadastro de uma eleição é dividida em cinco partes: (1) cadastro dos dados gerais; (2) definição dos membros da comissão eleitoral; (3) cadastro dos cargos e candidaturas; (4) definição dos grupos de eleitores; e (5) publicação da eleição.

Dados Gerais da Eleição

Nessa etapa é definido alguns dados gerais da eleição, por exemplo, o nome da eleição, o período de realização do pleito, a forma de cálculo do resultado.

Cadastrar os dados gerais da eleição

Definição dos Membros da Comissão Eleitoral

Aqui são definidos os membros que fazem parte da Comissão Eleitoral, e terão acesso ao SIGEleição como membro.

Gerenciar os membros da comissão eleitoral

Cadastro dos Cargos e Candidaturas

Essa etapa são definidos os Cargos e as Candidaturas da Eleição.

Gerenciar os cargos e candidaturas

Definição dos Grupos de Eleitores

Nesse passo é possível definir os grupos de eleitores entre Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos.

Gerenciar os grupos de eleitores
Gerenciar os Eleitores do Grupo de Eleitores

Publicação da Eleição

Aqui o sistema vai revisar as informações inseridas e publicar a eleição no SIGEleição.

Publicar eleição

Perfis Envolvidos

Para acesso ao Sistema de Cadastro de Eleição é necessário ser um Servidor, e ser Presidente da Comissão Eleitoral.

Visão Geral

Funcionalidade Finalidade Caminho no Sistema Perfil
Cadastrar os dados gerais da eleição Cadastra os dados gerais da eleição SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → Cadastrar Presidente
Visualização da eleição Visualiza os dados da eleição SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] Presidente
Gerenciar os membros da comissão eleitoral Adiciona ou remove membros da Comissão Eleitoral SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Comissão Eleitoral → Gerenciar Comissão Eleitoral Presidente
Gerenciar os cargos e candidaturas Adiciona ou remove Cargos e Candidaturas SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Cargos e Candidaturas → Gerenciar Cargos e Candidaturas Presidente
Gerenciar os grupos de eleitores Adiciona ou remove Grupos de Eleitores SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Grupos de Eleitores → Gerenciar Grupos de Eleitores Presidente
Publicar eleição Publica a eleição no SIGEleição SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → [TÍTULO DA ELEIÇÃO] → Publicar Eleição Presidente
Despublicar eleição Despublica a eleição no SIGEleição SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → [TÍTULO DA ELEIÇÃO] → Despublicar Eleição Presidente
Remover eleição Remove a eleição SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → [TÍTULO DA ELEIÇÃO] → Remover Eleição Presidente

Funcionalidades do SCE

Funcionalidades do Sistema de Cadastro de Eleições.

Funcionalidades do SCE

Cadastrar os dados gerais da eleição


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Permite ao Presidente da Comissão Eleitoral iniciar o cadastro da Eleição.

Cadastro dos dados gerais da eleição

Para iniciar o cadastro de uma nova eleição acesse:

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → Cadastrar

Antes de iniciar o cadastro da eleição é necessário aceitar os termos e prazos a serem seguidos pelo Presidente da Comissão Eleitoral. Após o aceite dos termos, é apresentado o formulário com os dados gerais da eleição.

SCE_FORMULARIO_CADASTRO_ELEICAO_PREENCHIDO.png

Após a confirmação, a eleição vai para a situação "Não Publicada" e é exibida a página de Visualização da eleição, onde é possível continuar as próximas etapas do cadastramento da Eleição.

Alteração dos dados gerais da eleição

Permite alterar os dados gerais da Eleição. Só é possível alterar os dados gerais da eleição caso a eleição esteja com a situação "NÃO PUBLICADA".

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → [TÍTULO DA ELEIÇÃO] → Alterar Dados da Eleição

O formulário é o mesmo do apresentando para o cadastro. Para confirmar as alterações realizadas, clique em "Alterar".

Funcionalidades do SCE

Visualização da eleição


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Essa é a página que em que o Presidente, visualiza e altera o cadastro da eleição.

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO]

A partir da página de visualização de dados da eleição é possível:

SCE_TELA_VISUALIZACAO_ELEICAO.png

Funcionalidades do SCE

Gerenciar os membros da comissão eleitoral


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Permite adicionar e remover membros da Comissão Eleitoral da Eleição. Só é possível gerenciar os membros da comissão eleitoral caso a eleição esteja com a situação "NÃO PUBLICADA".

Os membros podem acompanhar a eleição visualizando dados disponíveis no sistema, como número de votos registrados e quantidade de eleitores que votaram até o momento. Também podem homologar o resultado final da eleição, caso o presidente lhe dê as chaves de segurança, delegando essa função.

Adicionar membro na Comissão Eleitoral

Para adicionar membros na Comissão Eleitoral acesse:

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Comissão Eleitoral → Gerenciar Comissão Eleitoral

Na seção "Adicionar Novo Membro à Comissão Eleitoral" buscar o membro pelo formulário disponível.

SCE_FORMULARIO_MEMBRO_COMISSAO_ELEICAO.png

Após preencher o formulário, clique em "Adicionar", parar buscar e adicionar o Membro na Comissão Eleitoral. Ao finalizar a adição dos membros da comissão eleitoral, clique em "Voltar" para voltar a tela de visualização do cadastro da eleição.

Remover membro na Comissão Eleitoral

Para remover membros na Comissão Eleitoral acesse:

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Comissão Eleitoral → Gerenciar Comissão Eleitoral

Na seção "Comissão Eleitoral" buscar pelo membro que deseja remover e em seguida clicar na opção "Remover da comissão eleitoral". Após clicar é exibido um diálogo de confirmação, para confirmar só clicar em "Confirmar". Ao finalizar a remoção dos membros da comissão eleitoral, clique em "Voltar" para voltar a tela de visualização do cadastro da eleição.

Funcionalidades do SCE

Gerenciar os cargos e candidaturas


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Nessa funcionalidade é possível gerenciar os cargos e candidaturas da eleição. Só é possível gerenciar os cargos e candidaturas de eleições com a situação "NÃO PUBLICADA".

Adicionar Cargo

Para adicionar um novo cargo a eleição acesse:

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Comissão Eleitoral → Gerenciar Cargos e Candidaturas → Adicionar Novo Cargo

Será exibido o formulário com os seguintes campos:

SCE_FORMULARIO_CARGO.png

Após preencher o formulário, clique em "Adicionar" para confirmar a adição do novo cargo. Com isso, o cargo passa a ser listado na seção "Cargos e Candidaturas".

Adicionar Candidatura ao Cargo

Para adicionar uma candidatura a um cargo o presidente deve acessar:

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Comissão Eleitoral → Gerenciar Cargos e Candidaturas → Cargos e Candidaturas → [SELECIONAR CARGO] → Adicionar Candidatura

O formulário é composto por:

SCE_FORMULARIO_CANDIDATURA.png

Após preenchimento do formulário clique em "Adicionar" para confirmar o cadastro da candidatura.

Ao finalizar o cadastro dos cargos e candidaturas, clique em "Voltar" para voltar a tela de visualização do cadastro da eleição.

Padrões para as imagens das candidaturas

As imagens das candidaturas devem ser:

  1. Uma imagem de rosto do candidato,
  2. Ou 2 imagens: 1 de rosto do candidato e 1 de rosto do seu vice
  3. Ou uma arte visual que represente a candidatura (para ser usado em caso de uma candidatura composta por mais de duas pessoas ou representando uma entidade jurídica).

Os arquivos devem ter aproximadamente 190 píxeis de largura x 260 píxeis de altura no formato PNG.

As fotos dos candidatos podem ter artes como: logomarca, nome ou número das chapas, desde que não cubram o rosto do candidato. A foto do vice candidato é opcional, porém se alguma candidatura enviar a foto do vice, todas devem enviar para manter a homogeneidade e imparcialidade na escolha.

Funcionalidades do SCE

Gerenciar os grupos de eleitores


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Permite criar e gerenciar os grupos de eleiores da Eleição. Só é possível gerenciar os grupos de eleitores caso a eleição esteja com a situação "NÃO PUBLICADA".

Adicionar Grupo de Eleitores

Cadastra um novo grupo de Eleitores para a eleição.

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Grupos de Eleitores → Gerenciar Grupos de Eleitores → Novo Grupo

Cadastrar Grupo de Eleitores

grupo-eleitores-docentes.png

grupo-eleitores-tecnicos.png

grupo-eleitores-discentes.png

Após o prenchimento dos dados, clicar em "Cadastrar" para confirmar a criação do novo grupo de eleitores. Após cadastrar o Grupo de Eleitor, será exibida a página para gerenciar os eleitores no grupo.

Alterar Grupos de Eleitores

gerenciar-eleitores-grupos.png

Na página dos grupos de eleitores é possível:

É do presidente da comissão a responsabilidade por adicionar ou retirar cada eleitor do resultado da busca e também consultar por siape ou matrícula os casos que não apareceram. Ao finalizar o cadastro, recomendamos divulgar o relatório de eleitores válidos para que as inconsistências sejam percebidas com tempo para alteração.

Um Grupo de Eleitores pode ser composto por eleitores:

Geralmente somente um dos tipos de eleitores acima são adicionados para cada grupo de eleitores criado, mas é possível adicionar todos os tipos para um mesmo grupo.

Ao finalizar a gestão dos grupos de eleitores, clique em "Voltar" para voltar a tela de visualização do cadastro da eleição.

Funcionalidades do SCE

Gerenciar os Eleitores do Grupo de Eleitores


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Um Grupo de Eleitores pode ser composto por eleitores:

Geralmente somente um dos tipos de eleitores acima são adicionados para cada grupo de eleitores criado, mas é possível adicionar todos os tipos para um mesmo grupo.

Só é possível gerenciar os eleitores de um grupo para eleições com a situação em "NÃO PUBLICADA". Para gerenciar os eleitores acesse:

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Grupos de Eleitores → Gerenciar Grupos de Eleitores → [NOME DO GRUPO DE ELEITORES]

Eleitores Servidores Docentes

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Grupos de Eleitores → Gerenciar Grupos de Eleitores → [NOME DO GRUPO DE ELEITORES] → Docentes → Gerenciar

A busca por Servidores Docentes pode ser realizada por 8 (oito) tipos de buscas:

Os tipos de buscas acima facilitam a adicão dos eleitores por buscar os eleitores com características específicas no momento da busca e é do presidente da comissão a responsabilidade por adicionar ou retirar cada eleitor do resultado da busca e também consultar por siape ou matrícula os casos que não apareceram. Ao finalizar o cadastro, recomendamos divulgar o relatório de eleitores válidos para que as inconsistências sejam percebidas com tempo para alteração.

Eleitores Servidores Técnico-Administrativo

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Grupos de Eleitores → Gerenciar Grupos de Eleitores → [NOME DO GRUPO DE ELEITORES] → Técnicos Administrativos → Gerenciar

A busca por Servidores Técnico-Administrativo pode ser realizada por 2 (dois) tipos de buscas:

Os tipos de buscas acima facilitam a adicão dos eleitores por buscar os eleitores com características específicas no momento da busca e é do presidente da comissão a responsabilidade por adicionar ou retirar cada eleitor do resultado da busca e também consultar por siape ou matrícula os casos que não apareceram. Ao finalizar o cadastro, recomendamos divulgar o relatório de eleitores válidos para que as inconsistências sejam percebidas com tempo para alteração.

Eleitores Discentes

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → Grupos de Eleitores → Gerenciar Grupos de Eleitores → [NOME DO GRUPO DE ELEITORES] → Discentes → Gerenciar

A busca por Discentes pode ser realizada por 4 (quatro) tipos de buscas:

Os tipos de buscas acima facilitam a adicão dos eleitores por buscar os eleitores com características específicas no momento da busca e é do presidente da comissão a responsabilidade por adicionar ou retirar cada eleitor do resultado da busca e também consultar por siape ou matrícula os casos que não apareceram. Ao finalizar o cadastro, recomendamos divulgar o relatório de eleitores válidos para que as inconsistências sejam percebidas com tempo para alteração.

Funcionalidades do SCE

Publicar eleição


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Caso a situação da eleição seja "NÃO PUBLICADA", permite a alteração da situação para "PUBLICADA".

A publicação de uma eleição pode ser realizada por dois caminhos:

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [ELEIÇÃO] → [Menu de Opção] → Publicar Eleição
SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → [TÍTULO ELEIÇÃO] → Publicar Eleição

SCE_PUBLICAR_REMOVER_ELEICAO.png

Após realizar a operação a eleição vai para a situação PUBLICADA, e com isso não é possível realizar alterações no cadastro da mesma.

Funcionalidades do SCE

Despublicar eleição


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Caso a situação da eleição seja "PUBLICADA", permite a alteração da situação para "NÃO PUBLICADA".

A despublicação de uma eleição pode ser realizada por dois caminhos:

SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [ELEIÇÃO] → [Menu de Opção] → Despublicar Eleição
SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → [TÍTULO ELEIÇÃO] → Despublicar Eleição

SCE_DESPUBLICAR_ELEICAO.png

Após realizar a operação a eleição volta para a situação NÃO PUBLICADA, e é possível realizar alterações no cadastro da mesma.

Funcionalidades do SCE

Remover eleição


SISTEMA: Sistema de Cadastro de Eleições
PERFIL: Presidente


Permite remover uma eleição. A remoção pode ocorrer até 1 (uma) hora antes do início do pleito.

Ao remover uma eleição não é mais possível recuperá-la, portanto tenha certeza que é essa operação que deseja realizar.

A remoção de uma eleição pode ser realizada por dois caminhos:

  1. SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [ELEIÇÃO] → [Menu de Opção] → Remover Eleição
  2. SCE → Página Inicial → Eleições Presididas → [SELECIONAR ELEIÇÃO] → [TÍTULO ELEIÇÃO] → Remover Eleição

SCE_PUBLICAR_REMOVER_ELEICAO.png

Ao clicar na opção o sistema irá exibir um diálogo com alerta sobre a operação. Para continuar, digite o nome da eleição no campo indicado, e clique em "Remover Eleição".

Cálculos do Resultado da Eleição

A eleição possui 6 (seis) fórmulas fixas para cálculo do resultado final, escolha o cálculo utilizado para a sua eleição.

ATENÇÃO: O SigEleição não tem suporte a criar novas fórmulas dinamicamente, escolha entre uma das 6 oferecidas.

1. Total Absoluto de Votos

A chapa com mais votos absolutos será considerada vencedora pelo sistema.

R = Votos Grupo 1 + Votos Grupo 2 + ... + Votos Grupo N

2. Média Ponderada

A chapa vencedora será calculada por meio da média ponderada dos pesos dos grupos de eleitores.

R = [ (Votos Grupo 1 * Peso Grupo1) + (Votos Grupo 2 * Peso Grupo 2 ) + ... + (Votos Grupo N * Peso Grupo N ) ] / Soma dos Pesos

3. Soma Ponderada Normalizada

A chapa vencedora será calculada por meio da soma ponderada da quantidade de votos recebido por uma candidatura, dividido pelo total de votos no grupo de eleitores. Vencerá a candidatura com a maior soma final.

Ri = [Px * (Xi / Tx)] + [Py * (Yi / Ty) ] + ... + [ Pz * (Zi / Tz) ], onde:

Ri = Resultado Final de de votos da candidatura i;
Px = Peso do Grupo X
Py = Peso do Grupo Y
Pz = Peso do Grupo Z
Xi = O número de votos válidos do Grupo X na candidatura i;
Yi = O número de votos válidos do Grupo Y na candidatura i;
Zi = O número de votos válidos do Grupo Z na candidatura i;
Tx = Total de votos válidos do grupo X.
Ty = Total de votos válidos do grupo Y.
Tz = Total de votos válidos do grupo Z.

4. Soma Ponderada Normalizada Total

Será calculado o coeficiente para cada chapa de votação. Ganhará a eleição a chapa que tiver o maior coeficiente.

Ci = [Px * (Xi / T)] + [Py * (Yi / T)] + ... + [Pz * (Zi / T) ], onde:

Ci = Coeficiente de votos da candidatura i;
Px = Peso do Grupo X
Py = Peso do Grupo Y
Pz = Peso do Grupo Z
Xi = O número de votos válidos do Grupo X na candidatura i;
Yi = O número de votos válidos do Grupo Y na candidatura i;
Zi = O número de votos válidos do Grupo Z na candidatura i;
T = Total de votos válidos para o cargo, em outras palavras, soma dos votos válidos de todas as candidaturas para um determinado cargo, independente do grupo, matematicamente: somatório de i até N de ( Xi + Yi + Zi ), onde N = número de candidaturas concorrendo ao cargo W.

5. Argumento Normalizado

Será calculado um argumento para cada candidatura de votação. Ganhará a eleição a candidatura que tiver o maior argumento. O argumento da candidatura é calculado da seguinte forma:

Arg = [ (Pi / P) + (Ti / T) + (Ai / A) ] * Q * 100, onde:

Q = 1 / ((Pt / P) + (Tt / T) + (At / A) )
Pi = Total de votos válidos do grupo P na Chapa i
Ti = Total de votos válidos do grupo T na Chapa i
Ai = Total de votos válidos do grupo A na Chapa i
Pt = Total de votos válidos do grupo P
Pt = Total de votos válidos do grupo T
At = Total de votos válidos do grupo |A
P = Número eleitores grupo P
T = Número eleitores grupo T
A = Número eleitores grupo A

6. Soma Ponderada Normalizada dos Grupos (Usada na eleição de Reitor)

Ri = [Px * (Xi / (Kx/menorKxKyKz))] + [Py * (Yi / (Ky/menorKxKyKz)) ] + ... + [ Pz * (Zi / (Kz/menorKxKyKz)) ]

Ri = Resultado Final de de votos da candidatura i;
Px = Peso do Grupo X
Py = Peso do Grupo Y
Pz = Peso do Grupo Z
Xi = O número de votos válidos do Grupo X na candidatura i;
Yi = O número de votos válidos do Grupo Y na candidatura i;
Zi = O número de votos válidos do Grupo Z na candidatura i;
Kx = Número de eleitores do grupo X.
Ky = Número de eleitores do grupo Y.
Kz = Número de eleitores do grupo Z.
menorKxKyKz = menor universo dentre os de Kx, Ky ou Kz

Perguntas Frequentes

Cadastro

Quem pode realizar o cadastro de uma eleição pelo Sistema de Cadastro de Eleições?

O cadastro de eleições no Sistema de Cadastro de Eleições deve ser realizado exclusivamente pelo Presidente da Comissão Eleitoral.

Prazos

Qual o prazo mínimo para o cadastro de uma Eleição?

O(A) Presidente da Comissão Eleitoral, tem que iniciar o cadastro da eleição com antecedência mínima de 72 horas do início do pleito.

Após iniciar o cadastro de uma eleição quanto tempo tenho para realizar a publicação da mesma?

A eleição deve ser publicada até 24 horas antes do início do pleito.

O que acontece se a eleição não for publicada no prazo?

A eleição será automaticamente cancelada e não é mais possível recuperar a eleição.