Ir para o conteúdo principal

Introdução

O diploma digital é um documento gerado, emitido e armazenado totalmente na forma digital que atesta a conclusão do curso pelo discente. Esse documento tem a mesma validade jurídica do diploma físico, em papel.

Os documentos que constituem o diploma digital são gerados e assinados utilizando o serviço da RNP e em conformidade com a Instrução Normativa SESU N°1/2020 e suas alterações.

O processo de emissão do diploma digital consiste em três etapas, que devem ser seguidas, estritamente, na seguinte ordem:

  1. Abrir Processo do Diploma Digital no SIPAC
  2. Registrar Documentação Acadêmica
  3. Registrar Diploma Digital
  4. Gerar Representação Visual do Diploma Digital

Apenas quando a etapa anterior estiver sido concluída é que poderá ser iniciada a etapa seguinte. Por exemplo, para gerar a representação visual do diploma digital, antes deverá ser finalizado o processo de registro do diploma digital.

Abrir Processo do Diploma Digital no SIPAC

Antes de iniciar o registro dos documentos do diploma digital, é necessário que a coordenação do curso de graduação do discente abra um processo no SIPAC, contendo todos documentos comprobatórios do discente necessários para emitir um diploma digital.

Apartir desse processo, o responsável porderá iniciar o registro da documentação acadêmica no SIGAA

Registrar Documentação Acadêmica

A documentação acadêmica é um documento, no formato XML, que servirá como base para a geração do diploma digital, por isso que deve ser emitido antes de gerar o diploma digital. Nele é contido todas as informações privadas e públicas referente ao discente, o curso, o histórico escolar, a instituição de ensino, etc.

No registro da documentação acadêmica, todas as informações que serão utilizadas para gerar o documento serão validadas pelo SIGAA e pelo serviço da RNP. Essa validação tem como objetivo verificar se essas informações estão de acordo com as especificações apresentadas no Portal do MEC.

Após a documentação acadêmica ser gerada, esse documento deverá ser assinado pelos responsáveis, através de certificados digitais, para que depois possa ser armazenado e preservado.

Registrar Diploma Digital

O diploma digital é um documento, no formato XML, que atesta a conclusão do curso pelo discente e substitui o diploma físico.

O processo de registro do documento do diploma digital só poderá ser iniciado quando a documentação acadêmica estiver válida. Assim como a documentação acadêmica, as informações do registro individual do diploma são validadas e, após gerado, o documento do diploma digital deve ser assinado pelos responsáveis para que fique com o status válido.

Quando válido, esse documento estará disponível para o discente baixar. Além disso, a validade do documento poderá ser atestado através da funcionalidade de autenticação de documentos no portal público do SIGAA.

Gerar Representação Visual do Diploma Digital

A representação visual do diploma digital é um documento emitido de acordo com as informações contidas no XML do diploma digital. Esse documento é gerado em formato PDF/A (extensão do formato PDF), específico para preservar documentos a longo prazo, e de acordo com o modelo de diploma físico da UFPB.

Esse documento apresenta as informações do diploma de forma mais amigável e fácil entendimento, em comparação ao XML do diploma digital. Além disso, o documento traz novos elementos que facilitam a validação do diploma: QRCode, link para a página de validação no portal público do SIGAA e o código de validação do diploma digital.

Quando a representação visual estiver registrado e o diploma digital estiver válido, o arquivo PDF poderá ser baixado pelo discente.