Cadastrar Bancas
Esta funcionalidade permite que o usuário cadastrecadastrar a banca de qualificação ou de defesa de um discentediscentes de pós-graduação Stricto Sensu da Instituição.
Antes deda defenderdefesa ada tese/dissertação, o discente deve passar porhá um exame preliminar de qualificação/pré-banca, que visa avaliar os conhecimentos gerais e específicos dode alunodiscentes naem suasuas áreareas de pesquisa e afins. Para cadastrar a banca de qualificação ou pré-banca é necessário queter omatrícula discente esteja matriculadoativa em uma atividade do tipo “Qualificação”, para alunosdiscentes de doutorado, ou "Pré-banca", para alunosdiscentes de mestrado. Além disso, não será permitido cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de qualificação ou pré-banca. Dentro do SIGAASIGAA, o cadastro de pré-bancas segue o fluxo como banca de qualificação.
Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Cadastrar Bancas → Banca de Qualificação"
Já a defesa da Tese/Dissertação consiste na apresentação de seudo trabalho final perante uma Banca Examinadora. Para cadastrar a Banca de Defesa, será necessário queter omatrícula discente esteja matriculadoativa em uma atividade do tipo “Dissertação/Tese”. Além disso, não será permitido cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de Dissertação/Tese.
Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Cadastrar Bancas → Banca de defesa"
A figura abaixo mostra o caminho que deve ser percorrido para cadastro de banca:
Uma vez selecionado o tipo de banca, a tela de busca será exibida. Entre com os dados do discente para localizá-lodiscentes, e em seguida clique no botão "Buscar".
A lista de alunosdiscentes que atendam aos critérios de busca será exibida. Nesse momentomomento, clique em "Selecionar Discente" para prosseguir ou em "Visualizar Detalhes" para confirmar os dados do aluno.exibidos. Ambas as opções estão indicadas na figura a seguir:
Clicando em "Visualizar Detalhes", será exibida a tela a seguir, com os dados do aluno:discentes:
Ao clicar em "Selecionar Discente", tem início o cadastramento propriamente dito. A tela a seguir será exibidaexibida, e odevem usuárioser deverá informarinformados os dados do trabalho. CasoEm o discente seja alunocaso de discentes com matrícula em mestrado, o cadastro da pré-banca deve seguir o fluxo de banca de qualificação ee, em "Atividade Matriculada", deve ser informada a atividade de pré-banca na qual ose discentetem estejamatrícula matriculado.ativa. O título, o resumo e as palavras chave do trabalho devem ser informados em pelo menos uma língua estrageira, além do original em português.
O fluxo de cadastro é análogo para bancas de qualificação/pré-banca e de defesa, apresentando a mesma sequência de telas e de passos.
A formação da banca de defesa é regulamentada pelo artigo 85º do Regulamento Geral dos Programas de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba, onde se determina o número de componentes e a função dentro da banca, a titularidade e o vínculo dos mesmos com a instituição.
Entretanto, alguns programas podem optar pela realização de "exame de qualificação" ao invés de banca. Neste caso, a opção "Banca equivale a um exame de qualificação" deve ser selecionada. Ao marcar essa opção, os campos que seriam preenchidos exclusivamente no caso de realização de banca de qualificação serão desabilitados. Uma vez aprovado no exame, o aluno segue no programa da mesma forma como se houvesse sido aprovado em banca.
Preenchidos todos os campos, clique em "Próximo Passo" para prosseguir.
O próximo passo será cadastrar os membros componentes da banca. Para banca de defesa, o presidente e o examinador interno devem ser selecionados a partir do corpo de docentes do programa, sendo a presidência da banca exercida pelo orientador do trabalho, conforme disposto no parágrafo 1º do artigo 85º do Regulamento Geral dos Programas de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba.
Já o examinador externo ao programa poderá ser escolhido entre os servidores técnico-administrativos ou professores da instituição que não pertençam ao programa de pós graduação, devendo ser portador do título de doutor ou livre docente, tendo o tema do trabalho em questão como área de interesse. Veja abaixo os passos:
Para as bancas de defesa de doutorado é necessário, também, cadastrar um examinador externo à instituição, seguindo as mesmas exigências de qualificação determinadas no artigo 85º do Regulamento Geral dos Programas de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba. Todavia, observe-se que, de acordo com esse regulamento, não há exigência de um examinador externo à instituição quando se tratar de banca de defesa de mestrado. Porém, cabe observar o que preconiza o regulamento próprio de cada programa a respeito dessa questão na formação das bancas de defesa.
Para dar prosseguimento clique em "Próximo passo".

Para finalizar, uma vez cadastrados todos os participantes da banca, verifique se todas as informações estão corretas e, estando tudo de acordo, clique em "Confirmar" para concluir o cadastramento da banca.







