Ir para o conteúdo principal

Perguntas Frequentes - Portal do Docente

Sou docente e preciso efetuar alteração no número de avaliações/unidades comuns às turmas daquele componente, para fins de lançamento de notas, como devo proceder?

Nesses casos, o/a docente deverá solicitar à PRG a alteração no cadastro do componente curricular.

Em situações específicas, como a redução do número de unidades (por exemplo, de quatro para três), o procedimento deve ser encaminhado à Coordenação de Currículos Acadêmicos (PRG/CCA), setor responsável pela gestão dos cadastros de cursos, matrizes, estruturas e componentes curriculares.

Cada componente possui configuração própria, portanto, cabe à PRG/CCA analisar a viabilidade da alteração solicitada. Se aprovada, a mudança poderá ser executada pelos usuários com papel CDP do setor, seguindo as etapas abaixo no SIGAA:

Solicitação de alteração de componente Caminho: SIGAA → Graduação → Aba CCA → Componentes Curriculares → Listar/Alterar

Confirmação da solicitação Caminho: SIGAA → Graduação → Aba CCA → Componentes Curriculares → Análise de Solicitações

Após a confirmação, o componente passará a contar com o número mínimo de unidades definido (por exemplo, três), conforme solicitado pela docente.

Vale lembrar que, nos casos de desmembramento das unidades/avaliações, as atividades de avaliação contínua da turma ou o registro de avaliação complementar são realizados pelo/a próprio/a docente, conforme detalhado no Manual da Turma Virtual.

Sou docente e apliquei uma atividade/prova no SIGAA. Alguns/algumas discentes informaram que tiveram dificuldades em concluir a entrega dentro do prazo devido à instabilidade do sistema. Gostaria de saber como verificar os acessos realizados por discentes durante o período da avaliação?

Docentes podem consultar os registros de acesso, tempo de permanência e ações realizadas por discentes em uma determinada turma. Para isso, siga o caminho:

SIGAA → Portal Docente → Minhas Turmas → [Selecionar a Turma] → Menu Turma Virtual → Estatística → Relatório de Acesso.

Nesse relatório, é possível visualizar a frequência e os horários de acesso dos/as alunos/as, inclusive eventuais tentativas malsucedidas.

Além disso, existe a opção Relatório de Ações, no qual o/a docente pode filtrar pela data da prova, pelo tipo de ação (ex.: tentativa de entrega de atividade) e pelo nome do/da discente, permitindo verificar se houve tentativas de realização da avaliação.

Observação importante: O sistema pode apresentar instabilidades em momentos de maior sobrecarga, como picos de acessos simultâneos, execução de manutenções planejadas ou elevado volume de consultas às bases de dados. Nesses casos, recomenda-se que os/as discentes:

  • Tentem novamente após alguns instantes;

  • Utilizem outro navegador para minimizar falhas de compatibilidade;

  • Registrem prints ou relatos do ocorrido, caso o problema persista, para subsidiar a análise posterior.

Sou docente e no SIGAA (Módulo Processo Seletivo / Monitoria) a bolsa remunerada foi atribuída automaticamente a um candidato com classificação inferior, mesmo após a desistência do primeiro colocado. Por que isso acontece e como corrigir?

Essa situação pode ocorrer em casos pontuais no fluxo de convocação da monitoria, quando há rejeição da vaga por parte do primeiro colocado e o sistema processa a convocação subsequente de forma automática, sem redistribuir corretamente o tipo de vínculo (bolsista ou voluntário) de acordo com a ordem de classificação esperada.

Nesses casos, o SIGAA não permite que o coordenador do projeto realize ajustes manuais na vinculação da bolsa. Esse tipo de correção é restrito à unidade gestora do módulo de Monitoria, que na UFPB é a PRG/CPPA.

Como resolver

A regularização deve ser realizada pela PRG/CPPA, seguindo os passos abaixo no SIGAA:

  1. Acessar a funcionalidade “Alterar Status do Monitor”;

  2. Selecionar o aluno que deverá receber a bolsa;

  3. Alterar o tipo de vínculo para BOLSISTA;

  4. Definir a situação como AGUARDANDO CONVOCAÇÃO;

  5. Em seguida, acessar novamente a funcionalidade “Alterar Status do Monitor”;

  6. Atualizar a situação para ASSUMIU MONITORIA.

  7. Após esses ajustes, o vínculo da bolsa ficará corretamente associado ao candidato adequado.