Skip to main content

Cadastrar Bancas

Esta funcionalidade permite que o usuário cadastre a banca de qualificação ou de defesa de um discente de pós-graduação Stricto Sensu da Instituição.

Antes de defender a tese/dissertação, o discente deve passar por um exame preliminar de qualificação/pré-banca, que visa avaliar os conhecimentos gerais e específicos do aluno na sua área de pesquisa e afins. Para cadastrar a banca de qualificação ou pré-banca é necessário que o discente esteja matriculado em uma atividade do tipo “Qualificação”, para alunos de doutorado, ou "Pré-banca", para alunos de mestrado. Além disso, não será permitido cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de qualificação ou pré-banca. Dentro do SIGAA o cadastro de pré-bancas segue o fluxo como banca de qualificação.

Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Cadastrar Bancas → Banca de Qualificação"

Já a defesa da Tese/Dissertação consiste na apresentação de seu trabalho final perante uma Banca Examinadora. Para cadastrar a Banca de Defesa, será necessário que o discente esteja matriculado em uma atividade do tipo “Dissertação/Tese”. Além disso, não será permitido cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de Dissertação/Tese.

Caminho: "SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Cadastrar Bancas → Banca de defesa"

A figura abaixo mostra o caminho que deve ser percorrido para cadastro de banca:

Banca de defesa e qualificação 01.png

Uma vez selecionado o tipo de banca, a tela de busca será exibida. Entre com os dados do discente para localizá-lo e em seguida clique no botão "Buscar".

Busca 01.png

A lista de alunos que atendam aos critérios de busca será exibida. Nesse momento clique em "Selecionar Discente" para prosseguir ou em "Visualizar Detalhes" para confirmar os dados do aluno. Ambas opções estão indicadas na figura a seguir:

Busca 02.png

Clicando em "Visualizar Detalhes" será exibida a tela a seguir, com os dados do aluno:

Busca 03.png

Ao clicar em "Selecionar Discente" tem início o cadastramento propriamente dito. A tela a seguir será exibida e o usuário deverá informar os dados do trabalho. Caso o discente seja aluno de mestrado, o cadastro da pré-banca deve seguir o fluxo de banca de qualificação e em "Atividade Matriculada" deve ser informada a atividade de pré-banca na qual o discente esteja matriculado. O título, o resumo e as palavras chave do trabalho devem ser informados em pelo menos uma língua estrageira, além do original em português.

O fluxo de cadastro é análogo para bancas de qualificação/pré-banca e de defesa, apresentando a mesma sequência de telas e de passos.

A formação da banca de defesa é regulamentada pelo artigo 82º do Regulamento Geral dos Programas de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba), onde se determina o número de componentes e a função dentro da banca, a titularidade e o vínculo dos mesmos com a instituição.

Uma vez preenchidos todos os campos, clique em "Próximo Passo" para prosseguir.

Qualificação 01.png

O próximo passo será cadastrar os membros componentes da banca. Para banca de defesa o presidente e o examinador interno devem ser selecionados a partir do corpo de docentes do programa, sendo a presidência da banca exercida pelo orientador do trabalho, conforme disposto no parágrafo 1º do artigo 82º do Regulamento Geral dos Programas de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba.

Qualificação 02.png

Já o examinador externo ao programa poderá ser escolhido entre os servidores técnico-administrativos ou professores da instituição e que não pertençam ao programa de pós graduação, devendo ser portador do título de doutor ou livre docente, tendo o tema do trabalho em questão como área de interesse. Veja abaixo os passos:

Qualificação 03.png

Figura 8 -

Qualificação 04.png

Para finalizar clique em "Confirmar".

Qualificação 05.png