Trancar Vínculo
Será permitido a discentes com matrícula regular o trancamento em um ou mais componentes curriculares, individualizados, desde que ainda não se tenha integralizado 30% (trinta por cento) das atividades previstas para o componente, salvo caso especial, a critério do colegiado do programa.
O trancamento de matrícula segue o disposto no Título IV / Capítulo III / Seção III do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba.
Caminho: SIGAA → Portais → Coordenação Stricto → Aluno → Vínculo → Trancar Vínculo
Para proceder com o trancamento de componentes, acessar o portal "Coordenação Stricto" e, no menu "Aluno", seguir o caminho "Vínculo → Trancar Vínculo", como indicado na figura abaixo:
Em seguida, deve-se informar os dados de busca, podendo procurar por matrícula, pelo CPF ou pelo nome, preenchendo um ou mais campos e clicando no botão Buscar, como demonstrado a seguir:
Cada discente do programa que preencher os requisitos de busca será listado. Na tela seguinte, será possível tanto visualizar os detalhes da orientação, quanto selecionar discentes para gerenciamento.
Clicando em "Visualizar Detalhes", a tela a seguir será exibida, constando os dados discentes e o nome de quem é responsável pela orientação:
Ao clicar em "Selecionar Discente", a tela abaixo será exibida:
Devem ser informados o período de referência, a data de início e o regime para trancamento que pode ser trimestral, quadrimestral, semestral ou anual. O campo "Observação" não é de preenchimento obrigatório. Porém, as informações adicionadas a esse campo serão exibidas no histórico discente.
Clicar em "Próximo Passo" para avançar.
Verificar os dados discentes e os dados para trancamento. Estando tudo correto, entrar com a senha no campo indicado, e clicar no botão "Confirmar" para concluir.





