Inscrever Aluno em Turma de Capacitação

• SISTEMA(S): SIGRH
  • MÓDULO(S): Capacitação
  • PERFIL(IS): Gestor Capacitação

Esta funcionalidade permite que o usuário realize a inscrição para a participação de um determinado servidor da Instituição em uma turma de capacitação disponibilizada. Para efetuar tal operação, siga o caminho abaixo:

• Aba Operações → Inscrições → Inscrever Aluno

O sistema exibirá a tela Informe os critérios de busca. É possível buscar a turma de capacitação na qual o servidor será inscrito. Para isso, informe um ou mais dos dados abaixo:

• Categoria de um Aluno Inscrito na turma de capacitação, dentre as opções apresentadas pelo sistema. Caso opte por buscar pela categoria, insira, também, o Nome do aluno desejado;
  • Tipo da Atividade de Capacitação no qual o servidor será inscrito, dentre as opções apresentadas;
  • Nome da Turma de capacitação desejada;
  • Local onde será ministrada a turma de capacitação;
  • Situação da Turma de capacitação a ser buscada, dentre as opções disponíveis para escolha;
  • Evento de Capacitação do qual a turma faz parte;
  • Nome do Instrutor da turma na qual o servidor será inscrito;
  • Ano de realização da capacitação;
  • Assinale as opções que correspondem as Habilidades a serem desenvolvidas por meio da turma de capacitação.

Após inserir os dados desejados, clique em Buscar para prosseguir. A lista das Turmas Encontradas a partir da busca realizada será exibida de forma semelhante à apresentada na tela abaixo:

sigrh-inscrever_aluno_capacitacao-01.png

A partir da página acima, é possível Visualizar os detalhes de uma determinada turma, Inscrever Aluno em uma turma e/ou Visualizar Inscritos, conforme desejado.

Para visualizar os detalhes de uma determinada turma, clique em Visualizar Turma (ícone lupa) ao seu lado.

Clique em Visualizar Inscritos (ícone grupo de pessoas) ao lado de uma determinada turma para visualizar os servidores já inscritos para participar dela.

Caso deseje inscrever um aluno em uma turma de capacitação que esteja com as inscrições em aberto, clique em Inscrever Aluno (ícone pessoa) na sua lateral.

O sistema apresentará a tela Informe os critérios de busca. Para realizar a busca pelo aluno que será inscrito na turma de capacitação, informe um ou mais dos seguintes dados:

• Tipo de Aluno a ser escrito, dentre as opções Servidor, Contratado/Terceirizadoou Estagiário/Bolsista. É importante destacar que os campos a serem preenchidos irão variar de acordo com o tipo de Aluno selecionado;
  • Nome do Servidor a ser inscrito na turma;
  • Unidade de Exercício do servidor, isto é, unidade da Instituição onde ele exerce suas atividades;
  • Assinale a opção Considerar Unidades Vinculadas à Unidade de Exercício, se desejar;
  • Unidade de Lotação do servidor, ou seja, unidade à qual ele está formalmente vinculado;
  • Caso deseje, selecione a opção Considerar Unidades Vinculadas à Unidade de Lotação.

Após informar os dados desejados, clique em Buscar para prosseguir com a operação. A lista de servidores encontrados será apresentada no formato abaixo:

sigrh-inscrever_aluno_capacitacao-02.png

Selecione o aluno que deseja inscrever na turma clicando em Selecionar Servidor (ícone verde com seta) ao seu lado. O sistema o direcionará para a tela abaixo:

sigrh-inscrever_aluno_capacitacao-03.png

Na tela acima, os campos destinados ao E-mail e Telefone do servidor a ser inscrito estarão habilitados para alterações, caso deseje realiza-las antes de confirmar a inscrição.

Caso precise de atendimento especializado, selecione Sim ou Não nas duas perguntas a seguir:

• Possui necessidade de atendimento especializado para a realização da atividade?
  • Necessita de algum recurso/auxílio para a realização da atividade?

Para prosseguir com a inscrição, informe a Justificativa do Servidor Para Inscrever-se na Atividade de Capacitação selecionada, ou seja, digite o motivo da realização da inscrição do servidor na turma.

Para confirmar a inscrição do aluno, clique em Realizar Inscrição. O sistema exibirá a mensagem de sucesso.